Sabe o que todas as modalidade de trabalho online tem em comum?
A necessidade de dominar a tecnologia.
Por isso, se capacitar no uso das tecnologias é algo que precisa fazer constantemente.
Afinal, para conseguir se preparar para o mercado de trabalho, é preciso estar atento às principais tendências.
Como você deve se preparar para essa modalidade de trabalho?
Há estudos indicando que o futuro do trabalho vai exigir que os profissionais sejam capazes de resolver problemas complexos e integrar e empregar as tecnologias de maneira criativa na sua rotina.
Você precisa refletir, em um primeiro momento, sobre quais são as habilidades que precisa desenvolver considerando a tecnologia como ferramenta para alcançar seus objetivos.
Após esta primeira reflexão, recomendamos que você façam um plano estruturado com metas, objetivos e indicadores de sucesso.
Com esta estrutura montada, você estará pronto para preparar enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
Dentre as estratégias adotadas, o pensamento computacional, a criatividade e a capacidade de integrar as tecnologias nos processos são os principais pontos a desenvolver.
De acordo com estudos, artigos e a própria movimentação em esfera global, notamos que algumas habilidades são percebidas como mais relevantes para o profissional do que outras.
Dentre as habilidades, as que ganham destaque são “Pensamento Analítico e Inovação”, “Resolução de Problemas Complexos” e “Criatividade, Originalidade e Iniciativa” que aparecem no relatório chamado “O Futuro dos Empregos”, atualizado recentemente.
No entanto, o desenvolvimento de lidar com os desafios do futuro requer mais esforços do que apenas olhar para as habilidades: requer adotar tecnologias que possam proporcionar novas experiências de aprendizagem com contexto, significado e de maneira ativa.
A criatividade é uma habilidade humana que até hoje nenhuma tecnologia conseguiu replicar.
Quando trabalhamos a criatividade, trabalhamos diferentes maneiras de alcançar um mesmo objetivo, pensando de maneiras diferentes e buscando novas soluções para os problemas conhecidos, desenvolvendo assim não somente a criatividade, mas também outras habilidades essenciais.
Não há uma “fórmula de bolo” da tecnologia que possamos recomendar.
Tudo começa com o propósito.
É importante questionar quais são as habilidades que quer desenvolver.
Espero que esta discussão sirva de alerta para que esta busca do conhecimento seja uma constante em seu processo de capacitação continuada.